Após aproximadamente um século de desenvolvimento e evolução da Ortodontia enquanto ciência, passando pela difusão mundial dos procedimentos de Ortopedia Facial, chegamos às vésperas do 3o Milênio sem um consenso unânime a respeito desta questão.
Assunto em pauta na literatura contemporânea, pesquisas, opiniões e experiências clínicas relacionadas ao tratamento precoce das más oclusões têm divulgado as vantagens e desvantagens da abordagem preventiva e interceptora, buscando alcançar uma resposta para a questão acima.
Enlaces Patrocinados
As pretensões do tratamento precoce parecem claras, incluindo a eliminação dos fatores etiológicos da má oclusão, e a prevenção da progressão das desarmonias esqueléticas, dentárias e funcionais.
ARTIGO RECOMENDADO
Interceptação da mordida cruzada anterior na dentição decídua utilizando plano inclinado fixo: Relato de caso
Interceptação da mordida cruzada anterior na dentição decídua utilizando plano inclinado fixo: Relato de caso
Obtendo-se um ambiente dentofacial mais favorável, guiando a irrupção dentária para posições normais nos arcos, e reduzindo as discrepâncias esqueléticas por meio do redirecionamento do crescimento facial, podese minimizar ou atémesmo eliminar a necessidade de tratamentos complexos durante a dentadura permanente.
Fonte: Almeida Pedrin, Renata & Garib, Daniela & JFC, Henriques & MR, Almeida & RR, Almeida. (1999). Ortodontia Preventiva e Interceptora: Mito ou Realidade. Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial. 4. 87-108.
Imagen: Semantic Scholar
También te puede interesar :
► A utilização da ORTODONTIA Miofuncional no tratamento de crianças e adolescentes
► Aftas, herpes e mais oito alterações na boca que revelam doenças
► Principais tumores odontogênicos que podem acometer a cavidade bucal de crianças