jueves, 23 de julio de 2020

Terapia Endodôntica em Dentes Decíduos por Odontopediatras

Endodontia

A manutenção do elemento dental decíduo até que ocorra sua esfoliação fisiológica é um dos principais objetivos da clínica odontopediátrica, já que a primeira dentição é responsável pela manutenção de espaço adequado para os dentes permanentes irromperem, servindo de guia para o posicionamento dos mesmos.

Além disso, os dentes decíduos proporcionam um adequado crescimento e desenvolvimento facial pelo estímulo do crescimento dos maxilares e na evolução da fala, mastigação e respiração corretas da criança. Também a perda prematura de dentes decíduos pode resultar em uma alteração no comprimento do arco dentário, com desvio mesial dos dentes permanentes e consequente má-oclusão.

Enlaces Patrocinados

Apesar da diminuição da prevalência de cárie dentária nos últimos anos, procedimentos mais invasivos, incluindo a terapia endodôntica, ainda são necessários. A ocorrência de cáries de acometimento precoce e traumatismos dentários, os quais acometem um número significativo de crianças na fase de dentição decídua, são os principais motivos que resultam na execução deste tipo de tratamento.

Cirurgia Oral


Por outro lado, a terapia endodôntica evita possíveis exodontias desnecessárias e a necessidade de confecção de mantenedores de espaço, assim como consequentes problemas estéticos, ortodônticos e fonéticos, além de impedir a ocorrência de hábitos deletérios.



° Pesq Bras Odontoped Clin Integr, João Pessoa, 13(4):351-60, out./dez., 2013
° Helder Henrique Costa PINHEIRO / Luciana Reichert da Silva ASSUNÇÃO / Darlyane Kellen Barros TORRES / Lígia Akiko Ninokata MIYAHARA / Diandra Costa ARANTES

También te puede interesar :
A utilização da ORTODONTIA Miofuncional no tratamento de crianças e adolescentes
Aftas, herpes e mais oito alterações na boca que revelam doenças
Principais tumores odontogênicos que podem acometer a cavidade bucal de crianças

Enlaces Patrocinados